quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Dicas de Orçamento, como econômizar e se organizar

Bom Dia pessoal, hoje vamos falar de um assunto muito interessante, sobre seu dinheiro. Sempre que possível trarei uma dica.
Há 3 meses atrás comecei a ler um livro que se chama Bolsa Blindada, Patricia Lages. No qual mudou minha visão geral do dinheiro. Fala sobre a importância de economizar, de ser organizada, uma pessoa organizada faz projetos e se programa. Muitas pessoas acham que ganham um salário mais na hora de colocar na tabelinha os gastos nunca dão, pelo motivo de o ganho liquido ser menor do que imaginava (Me assustei quando vi que eu estava nesse grupo).  Por isso é muito importante saber quanto liquido você ganha, para poder poupar. E se você está  individada igual nós, vamos nos unir, passar dicas, para sair do vermelho e poder respirar. Acho que o primeiro passo é você imaginar que você está tomando medidas erradas, pare tudo, organize-se. Esse é o primeiro passo ORGANIZAÇÃO. Uma casa bagunçada não dá vontade de ficar, um orçamento bagunçado não dá vontade de trabalhar. Coloque tudo no papel o que gasta, faça uma tabela e veja aonde está gastando. Vou citar um exemplo próprio. Eu ganho um salário bruto no holerite e tinha noção que ganhava um pouco menos, na hora do descontos, que são imensa, percebi que ganhava bem menos e percebi que gastava muito, muito mesmo em porcarias. Sempre dava presentes porque amo esse ato, porém não era preciso, mesmo porque as vezes um abraço vale mais que um presente, me enchi de contas pequenas, um pouco aqui outro ali e no fim do mês era um montante, então o que fiz, fui eliminando estas contas aos poucos e procuro não fazer mais contas. É o primeiro passo. Ser persistente, porque têm horas que você adoraria comprar aquela mercadoria, então você tem que ser forte com você mesma e dizer não posso o dinheiro que tenho não me pertence e sim para minhas contas. Você será privado para um bem maior, pense nisso. E lembre-se muita coisa que é imposto pelo consumismo você nem precisa,  nós precisamos do suficiente para viver apenas isso. Não se iluda com o CONSUMISMO.
Outra dica que vou te dar, faça escolhas, eu queria muito aquilo, mais não tenho dinheiro, venda algo que você não usa mais, ou economize um tanto por mês para conseguir comprar. Eu almoçava sempre na padaria e estava precisando fazer acadêmia, então fiz a escolha de levar almoço todos os dias e fazer acadêmia, uma troca justa.
Faça uma tabela: Gastos fixos, Gastos Variáveis e Gastos extra. Para ter noção quanto você gasta por mês e o que você poderia cortar. Gastos fixos: são aquelas dividas que você paga todo mês e não tem como fugir( água, luz, tel. etc..); Gastos variáveis: São gastos que pode variar, tais como mercado, padaria, etc., Gastos extras, são gastos que ocorre ocasionalmente tais como lazer.
Vou copiar uma tabela e colocar aqui para vocês terem noção. Quem precisar da tabela me escreva que eu mando, não esqueça de deixar o email. Estará no final do texto.  Não tenho tempo de entrar sempre, mas sempre que possível deixarei dicas que seja interessante. É isto ai. UM ótimo dia.... Beijão!!!






Esse é o Blogger da Patricia: http://bolsablindada.com.br/.
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário